Região de Vitória da Conquista

Bancários de Vitória da Conquista reivindicam melhores condições de trabalho no BB e na Caixa

Publicado por
Compartilhado

O Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e Região realizou uma manifestação no Centro de Vitória da Conquista contra o que eles classificaram como sucateamento do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

O ato foi realizado na manhã da última terça-feira (7) e fez parte do Dia Nacional de Luta em Defesa dos Bancos Públicos e de seus Empregados, que aconteceu simultaneamente em diversas cidades do país e nas redes sociais.

De acordo com o sindicato, as trabalhadoras e trabalhadores do BB e da CEF exigem melhores condições de trabalho, o fim de metas abusivas e do assédio institucional, além de mais contratações para reduzir a sobrecarga de trabalho e melhorar o atendimento à população.

A entidade ressalta que nos últimos anos, tanto a Caixa quanto o Banco do Brasil vêm sofrendo com o corte dos postos de trabalho, o fechamento de agências e a venda de áreas importantes – e altamente lucrativas – para a iniciativa privada, o que vem prejudicando o atendimento diário à população, mas sobretudo a atuação dos bancos como um todo.

“A CEF, que é um banco 100% público, tem sido alvo do projeto entreguista do governo, que articula a privatização das loterias e quer abrir o capital do banco. Com um déficit de cerca de 20 mil funcionários, os trabalhadores que estão na ativa são submetidos à sobrecarga de trabalho e a metas abusivas. Já a atual gestão do BB deu início, em 2017, a mais um plano de desmonte da instituição, chamado de “reestruturação”, com o fechamento de mais de 360 unidades, o desligamento de 7 mil funcionários por meio de PDVs e a venda de subsidiárias”, diz nota do sindicato.

“O Banco do Brasil e a Caixa são patrimônios dos brasileiros e ferramentas essenciais para disponibilização de programas sociais e fornecimento de crédito. É importante que a população saiba que as políticas de demissões que são impostas nesses bancos trazem como resultado a precarização do atendimento, com cada vez mais tempo de espera nas filas. Para a categoria bancária, a consequência é o aumento da sobrecarga de trabalho, das metas e, por consequência, do adoecimento físico e mental. Precisamos unir forças para cobrar dos bancos e do governo a contratação de mais funcionários e o respeito aos direitos dos consumidores das instituições financeiras”, considera Leonardo Viana, presidente do Sindicato dos Bancários.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 9 de dezembro de 2021 13:44

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024

Estação Meteorológica do Inmet voltou a funcionar em Guanambi após mais de seis meses com problemas

A equipe de manutenção do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esteve em Guanambi na última…

27 de abril de 2024

Prefeitura na Bahia encerra inscrições para concurso com 73 vagas nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Presidente Tancredo Neves,…

27 de abril de 2024

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio